Mário Fernandez

Novidade de Vida – Armas

“As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.” (2 Coríntios 10:4)

Eu nunca dei um único tiro na minha vida, não saio para caçar, não servi às forças armadas, não gosto de luta nem de violência. Meu perfil pessoal é mais pacato, mais urbano e mais sossegado. Pescaria em pesque-pague para mim é esporte radical, mais ou menos no mesmo patamar que jogo de xadrez – radical no meu limite. Ainda assim, sei reconhecer uma batalha e conheço bem o conceito de armamento e de combate.

Reconheço por exemplo que minha força física é uma arma. Embora passado dos 45 anos, tenho boa saúde e boa condição física, portanto sou capaz de algumas coisas. Reconheço que a capacidade de argumentação é uma arma, veja que nossos líderes políticos e sociais a usam com maestria. Reconheço também que dinheiro é uma arma poderosa, basta ver o que se consegue por pressão financeira. Reconheço o conhecimento/ciência como uma arma poderosa, afinal de contas quem sabe acaba em algum momento dominando ou subjugando quem não sabe. Reconheço que influência é uma das armas mais poderosas do nosso tempo, tanto é fato que basta conhecer as pessoas certos nos lugares certos que as coisas acontecem. Mas acima de tudo, reconheço que todas estas são armas humanas.

Este versículo nos fala pela boca do apóstolo Paulo que temos outros tipos de armas, estas que podem destruir fortalezas por que são poderosas em Deus. Será que todos nós as reconhecemos? Será que damos o seu devido valor? Será que as utilizamos quando devido ou nos acovardamos atrás de nosso próprio recurso? Será que não estamos trocando estas armas por armas humanas?

Um homem de vida renovada precisa se armar e muito bem, mas com as armas poderosas em Deus. Não consigo pensar em nada mais poderoso que a oração como arma de batalha, de defesa e de ataque. A santidade na vida é uma poderosa arma de defesa. A Palavra de Deus é espada – arma de ataque. Temos toda instrução de uma armadura em Efésios – são mais armas.

Mas meu foco de meditação é no fato justamente colateral – a natureza destas armas é “pouco inspiradora” para um homem natural balizado pela razão e pelo que os olhos podem ver. As referidas fortalezas não se destroem a tiros ou pancadas, nem se compram com reais ou dólares, nem se movem por favores. Se não entendermos que fortalezas são estas, pouco ou nada saberemos na hora de combater.

Meu querido leitor, quero convidá-lo a meditar nas fortalezas que se colocam diante de sua vida e se perguntar, com sinceridade de coração: será que eu compro isso com meu dinheiro, derrubo com as minhas mãos ou consigo alguém que remova para mim? Mas meu desafio é mais profundo e mais complicado. Mesmo a resposta íntima sendo SIM, te desafio a optar pelas armas poderosas em Deus e não por algum dos seus próprios recursos.

“Senhor, me perdoa pela incapacidade de compreender o que me cerca. Me ajuda a encarar minha vida como sendo Tua e portanto para eu usar as Tuas armas contra todas as fortalezas.”

Mário Fernandez

5 thoughts on “Novidade de Vida – Armas

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    O uso da arma humana denota muitas vezes impaciência. O mundo cobra celeridade, pressa. Então, por que esperar por Deus? Já o uso das armas citadas no artigo espelha maturidade diante de Deus. Quem ainda não depende Dele é inclinado a usar suas próprias armas, falíveis, limitadas. Pode até alcançar o que deseja, no entanto o meio pelo qual conseguiu carece de apoio bíblico. Nesse caso, o fim, mesmo sendo nobre, não justifica o meio.

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Com certeza temos que nos apressar em reconhecer as fortalezas e nos apossar das armas poderosas em Deus, pois só com elas podemos ser mais que vencedores..

  3. Paz do Senhor Jesus, Pastor.
    Armas Espirituais:
    Tenho consciência que nós cristãos estamos constantemente em guerra, mas reconheço também que em muitas vezes nos faltam sabedoria e diligencia para usar as armar que o Senhor nos deixou. As vezes chego a acreditar que nos falta mesmo é a coragem e a fé.
    Precisamos mesmo é conhecer mais a fundo o Deus que servimos, não de ouvir falar, mas de experimentá-Lo.
    E talvez assim, nós entenderemos que essa guerra não é nossa e está já foi vencida.
    Suas reflexões sempre falam muito ao meu coração e está em especial, devido ás provas que venho passando.
    Caso tenha algum material de estudo sobre esse assunto e puder compartilhar comigo, agradeço muito.

    Que o Deus Todo Poderoso continue te abençoando e te usando para falar aos nossos corações.

  4. Bom dia, Pastar Mário Fernandez, “Paz do Senhor” 2 Cor 10:4 — Ef. 6:12.
    Provébios 5. Amo sua colocação, porque eu também sou como vocé, digo após minha conversão ao Senhorio de Cristo. Há 22 anos casado e com dois filhos lindos herança do Pai, realizei meu sonho de ter uma família, tivemos muitos conflitos, mas contornando todos ; e após minha conversão a 14 anos atrás com muito mais sabedoria e educando meus filhos no caminho do Senhor, mas somente eu e meus filhos entregamos nossa vida a Cristo, e ainda continuo orando para a mãe deles se converter. Como participo do ministério Homem da Promessa na minha igreja aprendi muito como tratar a esposa, ela até elogiava o meu bom comportamento, mas estava ainda durona para receber a Cristo como “Pai” creio eu que a vida do passado dela foi muito dolorosa porque perdeu e mãe cedo e o pai não a criou deixado para os irmãos mais velho cuidar, ai ela cresceu com amargura do pai. Mas ,mesmo tratando com todo carinho ela preferiu o mundo e ser infiel na prática do adultério, como descobri foi através do próprio Espirito Santo que me mostrava as evidencia até que eu a chamei e confrontei e ela negou, descobri o tel do camarada e também negou.
    Mas sabia que Deus era comigo, trazia homens de Deus para me amparar mesmo sem nada saberem, Glória a Deus. Até que um dia ela resolveu sair de casa abandonando a mim e meus filhos e logo foi morar com o amante. Mas sei que Deus ama à todos sendo criatura ou filho sem acepção de pessoa, mas sabendo que Ele está do lado da Igreja, ai quando a criatura vem contra um ungido de Deus, Ele trabalha a nosso favor. Deus tem provido a mim sabedoria com continuar a vida do recomeço e com o Senhor tudo é louvável.
    “Toda Honra,Louvor à Deus” Giovani.

  5. Avatar Marcelo da Rosa disse:

    Bom dia Mario!
    Que bom que voltou a nos agraciar com suas palavras. Acredito que muitos leitores fiéis do Ichtus também estavam sentindo falta. Um grande abraço e que Deus te abençoe e a sua família.
    Marcelo da Jeane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *