Mário Fernandez

Cruz – Sabedoria

“Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.” (1 Coríntios 2:7,8)

Duas coisas me chamaram muito a atenção numa recente releitura deste texto. Primeiro o fato de que a sabedoria de Deus é ou está oculta em mistério; segundo que se os poderosos/governantes deste mundo a conhecessem não teriam crucificado ao Senhor da Glória, Jesus O Filho de Deus.

Muitas pessoas custam a entender a mensagem da cruz, ou resistem a crer nela, ou talvez se neguem a aceitá-la. Cruz é mensagem de sacrifício, de submissão, de obediência. A cruz era desnecessária para Jesus e não O mudou em nada, não o melhorou, não o edificou. Jesus não precisava ir para cruz para ser o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. A cruz era necessária para mim, me mudou, me melhorou e me edificou – bem como a todos aqueles a quem ela alcançou. A cruz tão somente revelou a Jesus como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores e quem precisa entender isso sou eu, não Ele.

Quando falamos de sabedoria de Deus não estamos falando de habilidade ou conhecimento humano, científico, artístico, poético, matemático, criativo – não, estamos falando de algo sobrenatural que em muito supera qualquer perspectiva humana e natural. Esta sabedoria se revelou de certa forma na cruz, pois a cruz nos mostra o quanto a humanidade não compreende os propósitos do coração de Deus com sua própria sabedoria. Somente a sabedoria de Deus revela o próprio Deus.

A mensagem da cruz não é uma mensagem sem sentido, ainda que não tenha lógica um justo morrer pelos injustos. Mas, como o texto diz, oculta em mistério, a sabedoria de Deus revela a Jesus como Seu Filho. Simples dedução: quem não a tem quer matá-lo, quem a tem quer servi-lo. A mensagem da cruz é uma mensagem para os que entendem o que Deus quer e não necessariamente para os que sabem o que querem. Fico intrigado ao ver o quanto as pessoas questionam a cruz, o ato de matar o Filho de Deus, mesmo as razões que levaram a isso – enquanto que o fato central é a natureza de Jesus, o que de fato é algo único e transformador para todos os que crerem.

A cruz não é uma mensagem, ela traz uma mensagem. Ela não é um recado, ela é um mensageiro. Ela não é um ensino, ela nos ensina. Ela não é a salvação, ela revela o Salvador. Cruz sozinha não tem sentido, cruz precisa de revelação.

Nosso desafio é buscar a Deus de todo coração, com sinceridade e disso obter revelação e sabedoria Dele, para entender o sentido verdadeiro e profundo da cruz. Isso sim, vai mudar nossa vida.


“Senhor, obrigado por me mostrar na Tua Palavra que o Senhor se importa em desvendar Teus mistérios. O que não entendo e não conheço não precisa me limitar. Ensina-me a Tua sabedoria.”

Mário Fernandez

4 thoughts on “Cruz – Sabedoria

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    Sabedoria, glória, crucificação. Incrível como a sabedoria de Deus foi ordenada para a glória nossa. A maioria das pessoas, contudo, não se apropriam dela. Por isso cometem tolices. E uma delas foi a crucificação do Senhor. Rejeitar o sacrifício de Jesus na cruz demonstra falta de sabedoria e, em consequência, privar-se da glória reservada para o humano. Bom saber isso: a sabedoria conduz à glória.

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Bom dia Pastor Mario! A Mensagem da cruz é sempre edificante e traz paz ao coração pois nos revela o quanto Deus foi generoso conosco. Deus continue lhe enchendo de sabedoria do alto. Grande abraço

  3. Avatar Marcelo Ramalho disse:

    Gostei muito, mas eu gostaria que vocês me mandassem por Email aquela mensagem da
    cruz que falava sobre a Páscoa… É muita linda aquela mensagem mas acabei perdendo em
    meus arquivos…
    Desde já agradeço…
    Att.
    Marcelo Ramalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *