Mário Fernandez

Poder Espiritual

“Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração [e jejum].” (Marcos 9:29 ARA)

Fiquei pensativo quando, em um evento, um pastor orava pelas pessoas e queria repreender uma “coisa ruim”, mas disse que precisava chamar outro colega que tinha mais autoridade no mundo espiritual que ele para “estas coisas”. Não cheguei a ser contrário, mas confesso ter ficado confuso.

Muito meditei depois disso para chegar a uma conclusão: a única autoridade que se pode requerer para expulsar espíritos malignos é a presença do Senhor e, como na narrativa que lemos, jejum e oração para os casos mais severos. Em momento algum encontrei a Bíblia ensinando que alguma outra coisa possa ser fonte de autoridade para este fim, por mais que alguns insistam no termo “unção”. A mim, pessoalmente, parece apenas uma questão mal interpretada e tendenciosa.

A não ser que Deus tenha algum propósito específico em um caso igualmente específico, qualquer cristão em bom termo de sua relação com Deus deveria ter suficiente autoridade espiritual para repreender um espírito. Em casos mais complicados, como este do texto, qualquer cristão com vida de oração e jejum.

A única razão que consigo ver para pessoas se vangloriarem de ter a dita unção é para tirar vantagem dos menos esclarecidos que correm atrás deles. Sou a favor de tudo que for feito para glorificar a Deus, mas na condição passar pelo crivo da Palavra de Deus. Se ferir um princípio bíblico, eu sou contra e não me interessa quem ou o que seja.

Concluo ainda dizendo que quanto mais olho para Jesus, menos vejo nossos líderes expoentes da atualidade. Jesus era manso e humilde. Não valorizava riquezas materiais nem tirava proveito algum do que recebia. Andava no meio do povo e principalmente dos mais necessitados, sem seguranças ao seu redor. E ainda investia na vida de uma dúzia, a quem confiaria a continuidade de seu ministério. Raramente vejo esta como a descrição de um dos atuais bem-sucedidos. Não sou contra o sucesso, mas sou muito contra o preço que cobram.

“Deus amado, não quero ser crítico e nem contrário a tudo, mas não quero aceitar o que não seja a Tua vontade. Ensina-me a andar reto pela Tua Palavra.”

Mário Fernandez

13 thoughts on “Poder Espiritual

  1. Avatar ester disse:

    Ola!
    Paz meu amado irmão!
    Não entrarei no merito do artigo.
    Apenas quero concordar com o final do mesmo.
    Para minha pessoa:
    Usou um anel (BEM GRANDE) que não seja aliança, de casado ou noivo, dificilmente o discurso e a pessoa reflete o carater e a semelhança com Jesus!
    abraço
    Ester

  2. Avatar Gutenberg disse:

    A convardia faz com que tenhamos receio de usar a autoridade que nos é atribuida no nome de Jesus, a vida fora do atrio do Senhor também,mas quem tem visão espiritual cresce olhando para o seu erro e tamando atitudes de servos.
    abraços

  3. Avatar Nuno Abruzzi disse:

    A paz de Cristo irmão
    Conheci o trabalho do irmão através de minha esposa e desde o dia em que me cadastrei para receber os devocionais, tenho me alegrado. Em muitas coisas compartilhamos os mesmos pensamentos. Como é bom ver ferramentas como estas na internet. Que Deus abençoe você, casa, família, amigos, ministério. E que o Senhor Jesus abençoe todas as vidas que esta ferramenta “ichtus” tem alcançado. Abraços. Nuno

  4. Avatar ligia disse:

    Prezado irmão
    Sinto exatamente como o senhor disse no texto acima,quero agradecer por me ajudar a entender os meus sentimentos ,podendo eu assim me expressar através de suas palavras,mas gostaria apenas de poder dizer também que jamais podemos nos esquecer,que todos nós,ungidos ou não pelo SENHOR ,somos homens, humanos,sujeitos a todos e quaisquer sentimentos e atos pecaminosos aqui na Terra,e que além de orarmos por nós,como foi sua oração acima, precisamos orar muito pelos nossos líderes.
    Senhor nos ensina a ter humildade e misericórdia,para podermos deixar o ES nos guiar. Guarde e cuide de nosso irmão Mario, para que ele continue a nos abençoar com suas palavras.Em nome do nosso único MESTRE JESUS é que oro ,suplico e agradeço.
    Amém
    obrigada irmão Mário

  5. Avatar Juvenal Clemente disse:

    Estamos vivendo tempos muito dificeis, o nosso inimigo está usando, hoje, a mesma «arma» que usou no Jardim do Edem «DÚVIDA».
    Cristão, Testemunha, Pastor etc. etc. Não é aquele que diz que é, mas sim o que mostra que é.
    …APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO…
    São palavras de Jesus.
    Continue amado irmão alertando com as suas meditações.

    Também eu faço a mesma oração.
    Juvenal Calvário Clemente

    Deus amado, não quero ser crítico e nem contrário a tudo, mas não quero aceitar o que não seja a Tua vontade. Ensina-me a andar reto pela Tua Palavra.”

    Mário Fernandez

  6. Avatar Priscilla Campagnoli disse:

    Boa noite , os devocionais de vocês são ótimos .
    Muito bom mesmo. Porem acho que voces gastam tempo demais falando de erros de certas demoninações , eu também não concordo com muita coisa , porém acho que meu foco não deve ser gasto nisto .
    Ao invés de criticarmos indiretamente , poderiamos ter outras atitudes …
    Alguém já chegou em algum deles para realmente exorta -los ? acredito que com outras atitudes teriamos mais resultados .
    A Biblia tem tantos assuntos , nos mesmos temos tanta coisa para melhorar .. acho que o foco deveria
    ser este ….
    encarem como uma crítica construtiva , pois eu gosto de quando voces abordam outros assuntos , alguns até tive a oportunidade de mandar para pessoas , pois a mensagem era muito boa , mas quase todos são “cutucando” alguma atitude errada dessas denominações .Acho desnecessário .
    Falar e criticar é muito fácil .

    Obrigada
    Priscilla

  7. Avatar disse:

    Ola Sr. Mario Fernandes, fiquei muito feliz com sua aula acima, DEUS esta precisando de homens com essa visão, QUE NOSSO DEUS CONTINUE USANDO SUA VIDA, para orientar o povo de DEUS com a verdade de DEUS.

    OBRIGADO …….PARABENS……………..
    DEUS ABENÇOE

  8. Avatar Marcio Nascimento disse:

    Prezado irmão Mario,
    concordo plenamente com sua posição. No caso que o irmão cita, traduzo da seguinte maneira: “Vou chamar alguém que provavelmente ora e jejua mais que eu, ou que está num momento espiritual melhor do que eu”. Ou seja, este obreiro não estava em seu melhor momento espiritual, talvez estivesse cansado do trabalho secular e não havia se preparado para enfrentar uma batalha espiritual. Quanto ao termo Unção, acho que ele tem sido usado de forma incorreta em nosso meio. Sentir a presença do Espírito Santo não é sentir unção. Unção é o resultado de uma ação: a ação de Ungir. Ungir, significa separar para um propósito específico no Reino de Deus e na sua obra. Se a pessoa diz que recebeu Unção, mas não muda em nada, continua a mesma, não faz nada de diferente a favor do reino de Deus, então ela sentiu só EMOÇÃO, ou EMUNÇÃO, se quiser assim. Deus continue te usando. A Paz do Senhor seja contigo !

  9. Avatar Adalberto disse:

    Bom, seria até lugar comum mencionar o fato: “louvar ao Criador, nao a criatura; Glórias ao Deus… o Único que é merecedor! … se dEle nao provier, nada se sustém… “.
    É um discurso muito pessoal (coisa de revelaçao a cada um traçar um linha reta rumo ao Criador ou se amuletar face a outras criaturas… Adultos, nao podemos ver as coisas mais com olhos de criança, nem mais nos cabe as papas, dadas aas crianças… Mas sobre todo esse reaciocinio entendo ser muito necessario o ajuntamento para com aqueles que comungao da mesma fé, para que, “em bado”, possamos ser ainda mais fortes!
    Que Deus abençoe-nos a todos…

  10. Avatar Valéria disse:

    Pastor Mário,

    Ssua reflexão é muito correta, foi isso que quiz dizer, em especial sobre a questão da “unção” penso que vç está totalmente correto. Não existe respaldo bíblico para isso. A unção de Deus se manifesta em atitudes, como no caso de Paulo, e apresença Dele, sentimos sempre que o buscamos em espirito e em verdade. Não está ligada a sentimentos de euforia e emoções. Que o Senhor te abençõe para que continue primar pela Verdade, sem tendências emotivas. Graça e Paz!

  11. Avatar HÉLIO CUNHA NOGUEIRA disse:

    ESTIMADO IRMÃO EM CRISTO MÁRIO FERNANDEZ,
    ME CAUSA CERTA SURPRESA SUA INCREDULIDA
    DE QUANTO A QUESTÃO “UNÇÃO”, SE O QUERIDO
    IRMÃO NUNCA SENTIU, DURANTE LOUVORES OU
    CLAMORES, OU AINDA SERVOS DE DEUS QUE DU
    RANTE A MENSAGEM ESTÃO SOB FORTE “UNÇÃO”
    EU LAMENTO POIS O IRMÃO AMADO NÃO CONHE
    CEU AINDA E NEM SENTIU O “ESPÍRITO SANTO” EM
    LIBERDADE ATUANDO NO MEIO DE SEU POVO!
    NÃO ESTOU POLEMIZANDO E NEM CRITICANDO SUA POSIÇÃO, SUA MENSAGENS TEM SIDO MUITAS VEZES EDIFICANTES E EU LOUVO A DEUS POR SUA VIDA E POR ÊSTE TRABALHO, MAS COMO TE
    NHO TIDO O PRIVILÉGIO DE SENTIR-ME MUITAS E
    VARIADAS VEZES EM “UNÇÃO” (O ESPÍRITO SANTO)ME ACARICIANDO, ME CONSOLANDO, ME TRAZEN
    DO PAZ, ALEGRIA, E CURA! NÃO PODERIA DEIXAR
    DE MANIFESTAR-ME! DEUS ABENÇOE SUA VIDA!

  12. Avatar Valéria disse:

    Hoje temos presenciado lamentáveis acontecimentos e um deles, infelizmente, é a utilização da Palavra para manipular a própria Palavra. O texto de Atos 1:8 é comumente usado fora de seu contexto, e de forma errada o que é pior! Se buscarmos uma versão o mais fiel ao TR, veremos que o texto diz:” Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. ” O texto não diz recebereis poder, ele diz “recebereis a virtude do EP” que viria sobre eles. Agora vamos ao significado básico das duas palavras: PODER: “autoridade, soberania, império, domínio, influência, força”. VIRTUDE: “disposição firme e constante para a prática do bem, boa qualidade moral, força moral, valor, pureza..” Agora pensemos bem, o que os apóstolos receberiam quando o EP descesse sobre eles? Penso que fica claro que a outra palavra só pertence a Um, só ELE tem autoridade, soberania, império,domínio, influência e força(aqui, espiritual, claro). Sei que nossa luta não é contra a carne, mas nesse sobrenatural, são muito poucos que realmente vivenciam experiências verdadeiras, os demais são obras do inimigo, pura enganação. Tenhamos muito cuidado!

    Graça e Paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *