Mário Fernandez

Covardes

“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Apocalipse 21:8 ARA)

Durante muitos anos fique indagando porque os covardes aparecem nesta lista, afinal é apenas uma fraqueza. Há apenas alguns dias, aprendi a resposta. Um pastor amigo meu me deu um artigo de sua autoria para ler e lá dizia que “o medo é apenas a fé na desgraça”. Abriu-se meu entendimento.

Veja o que um dicionário chama de covardia: “Covardia é um vício que, convencionalmente, é visto como a corrupção da prudência, oposto a toda coragem ou bravura. É um comportamento que reflete falta de coragem; medo, timidez, poltronice; fraqueza de ânimo; pusilanimidade ou ainda ânimo traiçoeiro.”

Fé é a convicção do que não se vê. Se alguém vê a desgraça acontecendo e as coisas indo mal, tem fé nelas, pois ainda não aconteceram. Isso é medo. Se tenho medo descontrolado ou vicioso, algo que extrapola o razoável, deponho contra a fé no Deus que supre todas as minhas necessidades.

Deus em Sua infinita glória não aceita dividi-la com ninguém, e dá a quem faz isso o nome de idólatra. Se alguém tem fé em outra coisa que não seja no Deus verdadeiro, é um idólatra. Se tiver fé na desgraça (medo)…

Devemos glorificar a Deus em todas as nossas atitudes, pensamentos, palavras, sentimentos – e na fé, obviamente. Para vencer o medo, a receita é muito simples e de poucos ingredientes: fé em Deus na proporção inversa do medo. E fé em Deus se cultiva com leitura sistemática da Bíblia, tempo de oração, convívio com o povo de Deus, aprendizado – crescimento espiritual, se preferir.

Alguns medos são relativamente comuns: medo de altura, medo lugares fechados. O que não é normal é não sair de casa de medo. Conheço uma pessoa tão medrosa que tem medo até de ser mordida por dente de alho.

Tendo comunhão com Deus, não tem espaço para covardia.

“Pai, peço coragem e disposição para mudar e deixar de lado meus medos, sejam eles grandes ou pequenos. Não quero ser um covarde – quero ter fé em Ti.”

Mário Fernandez

5 thoughts on “Covardes

  1. Avatar marcia disse:

    So abri a mensagem hoje, como não acredito no acaso acredito que Deus usou esta mensagem pra falar comigo, Deus os abençoe por esse ministério.
    Márcia

  2. Avatar Valéria disse:

    Não podemos esquecer que não é só a fé, mas o amor também.
    1 João 4:18
    “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. ”

    Graça e Paz!

  3. Avatar Etrog disse:

    Que Palavra abençoada. A Revelação do Senhor é tremenda!
    Ontem a noite estava falando com Deus certas coisas em minha mente e hoje ele me deu a graça de respondê-las através desta devocional. Os medos tentam nos assolar, mas precisamos ser revestido da Palavra da Fé.
    Obrigada por esse belo trabalho difundido na Internet.
    Que Deus abençoe sempre.

  4. Avatar marcia chitan disse:

    Realmente nunca havia atentado para a questão do medo, lendo o devocional consegui abrir minha mente em relação a fé, faz muito sentido que o medo realmente é a fé na desgraça, muito obrigado pelo envio da mensagem, sei que foi enviada por ordem do Divino Espirito Santo de Deus diretamente ao meu coração. Que Deus os abençoe grandemente!!!

  5. Avatar mario fernandes disse:

    …”o medo é apenas a fé na desgraça”…

    Quanta verdade tem essa afirmação ao deixamos o medo tomar conta de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *