Mário Fernandez

Caminho de Cruz

“Tomaram, pois, a Jesus; e ele, carregando a sua própria cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota” (João 19:17)

Interessantes estes dias em que vivemos. Prega-se um evangelho quase “diet”, desprovido de “calorias”, absolutamente “light”; meio sem cruz, meio sem renúncia, meio sem sentido. Quando me pego estou embarcando nessa canoa furada e preciso me corrigir antes que Papai o faça. Meu querido leitor, sem cruz não tem evangelho, não tem salvação, não tem Reino de Deus.

O versículo que lemos nos fala que ele carregou sua cruz desde o lugar do julgamento até o lugar da crucificação, ainda que pelos demais escritores sabemos que houve a participação de um tal Simão. Mas o foco não é este e sim o seguinte: Ele teve de carregar a cruz, Ele não foi atirado nela, Ele não foi transportado para ela, Ele não escapou de uma caminhada em direção ao seu destino final.

Vivemos dias de um evangelho aguado e preguiçoso, tudo na base do “venha a mim” e nada de caminhada, nada de sofrimento, nada de renúncia. Meu querido, minha Bíblia tem Jó e a sua deve ter também. Na minha Bíblia Jesus sofreu e me convida a segui-lo com a minha cruz no meu ombro e sem olhar para trás.

É chegado um tempo de assumir o que temos e o que somos, sem essa coisa diluída que só olha para o lado bom da coisa. É claro que podemos viver muito bem, podemos ter algum conforto, podemos ter felicidade, podemos prosperar, podemos ser curados – eu creio em tudo isso num balaio de coisas mais. MAS ISSO NÃO É NEM O REINO DE DEUS NEM O EVANGELHO DE JESUS CRISTO!!!

Não existe evangelho sem cruz, não existe vida eterna sem passar pela cruz. Jesus de Nazaré passou pela cruz natural, física, dolorosa, material – para que eu e você pudéssemos passar apenas pela espiritual e emocional, negando-nos a nós mesmos. E vou ser sincero, não sei se não seria mais fácil sofrer na carne do que negar meu ego, mas a opção não é minha. Eu quero seguir a Cristo em vida e continuar vivendo para ele até morrer de velho. Eu preciso dar minha vida a Jesus mesmo que isso me custe morrer fisicamente.

Vem comigo?

“Pai, pelo nome de Jesus eu peço misericórdia pra mim, preguiçoso. Me ensina e me fortalece para caminhar como o Senhor deseja, sem dar lugar a mim mesmo mas ao Teu Espírito.”

Mário Fernandez

19 thoughts on “Caminho de Cruz

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor: a cruz mais pesada sou eu mesmo, com os defeitos de fabricação. Se eu não os assumir, não enfrentá-los, certamente não serei aperfeiçoado. Logo, é imperioso carregar a própria cruz.

  2. Avatar disse:

    Pastor Mario Tenho percebido entre os cristãos dos dias de hoje a procura por denominações que preguem um evangelho bem light, bem condescendente e bem fácil de viver. Mas estas pessoas se esquecem que evangelho muitas vezes mascara a Rude Cruz e muitas vezes as pessoas se deixam enganar e esquecem que ainda existe uma Cruz.A nossa Cruz diária.

  3. Avatar Natal de Vasconcelos disse:

    “Quem quiser vir após mim,negue-se a si mesmo,tome a sua “CRUZ” e: Siga-me” Jesus de Nazaré.

  4. Avatar PR EMERSON disse:

    Paz seja convosco!! hoje aceitar a Jesus é quase, como se estivesse sendo encontrado o genio da lampada, é só dar uma esfregadela e pronto, ta tudo resolvido. Em alguns paises ainda hoje, aceitar a fé em Cristo, é ter seus bens roubados, ser humilhado, ter mulher e filhos mortos. Não somos melhores do que eles, e portanto temos que estar preparados também. E que essa teologia da prosperidade não encontre lugar em nossas igrejas e muito menos em nossos corações.

  5. Avatar Danieli disse:

    Realmente estamos vivendo um evangelho light em nossos dias, porém, se quisermos alcarçar a vida eterna temos que carregar a nossa cruz, isto é, pagarmos o preço da santidade.

  6. Avatar Natal de Vasconcelos disse:

    Parabéns irmão Mário por esta mensagem tão abençoada,é disso que o chamado povo de Deus está precisando,voltar aos “Velhos Marcos” pois estão mexendo muito,até a Cruz tão tirando do contexto,pois foi nela que cristo nos atraiu,precisamos começar uma nova reforma para por o trem nos trilhos novamente,a começar por nós. Deus te abençoe amado em Cristo>

  7. Será que não é fame do (real) que está fazendo esses “pastores”, falar, pregar, anunciar, torcendo as verdades bíblicas? ( Qual é o pastor, que se abilita a me responder: Onde está escrito na Bíblia, que o CRISTÃO, não sofre, he! pastor, fale a esse povo, o que Jesus disse, ” NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES, MAS TENDE BOM ÂNIMO PORQUE EU VECI O MUNDO! sERÁ TRISTE, “pastor ” ouvir do ( PASTOR ) não vos conheço!
    Parabens, Pr. MárioPela mensagem.

  8. Avatar adilson disse:

    Graça e Paz em Cristo Jesus Pastor Mário. Este seu devocional me lembrou da história da fábrica de cruz. Conta que certo homem caminhava por uma estrada carregando a sua cruz. Depois de muito caminhar, ele chegou a conclusão que não estava contente com sua cruz e que precisava trocá-la. Naquele instante ele avistou uma fábrica de cruzes. Entrou para negociar. Disse ao vendedor: se era possível fazer uma troca e que estaria disposto a voltar uma diferença em dinheiro. O vendedor concordou. O homem então encostou sua cruz na parede ao lado das demais e começou a escolher sua nova cruz. Dizia: essa é muito pesada, essa é muito leve, essa é meio torta, essa tem nó na madeira, essa a madeira é mal cheirosa e etc… Finalmente depois repassar praticamente todo estoque de cruzes, achou a que que queria. Disse: Gostei muito desta. Vou levar. Quanto tenho que voltar em dinheiro. O vendedor lhe respondeu. O senhor não precisa me voltar nada. Como assim, perguntou o homem? Ao que o vendedor lhe respondeu: No meio dessa confusão toda o senhor acabou escolhendo a cruz que já era sua. Precisamos assumir a nossa própria cruz!

  9. Avatar Katia disse:

    Essa semana ouvi uma pregação no livro de Tiago, onde ele fala que temos que ser praticantes e não somente ouvintes, essa mensagem vem ao encontro disso, parece que ser cristão hoje em dia é um modernismo, muito diferente daqueles irmãos das igreja primitiva, dos muitos missionarios que ao longo dos seculos, viveram para levar a palavra, muitas vezes esqueço disso e vivo esse modernismo, peço a Senhor que me ajude a ser mais fiel com a sua obra

  10. Avatar Elisah disse:

    Shalom!

    Não tenho muito a dizer, as vezes me triste e e cansada com essa verdade, mais temos que prosseguir morrendo em Cristo.

  11. Graça e Paz!!!
    A cruz que o Senhor Jesus carregou tinha um outro destinatário que era “Barrabás” um bandoleiro, criminoso mesmo!!. Com isso quero escrever o seguinte: O Senhor Jesus fez a preciosa e amarga destinação de carregar o instrumento de suplicio pela redenção da humanidade. Por isso, devemos reconhecer que devemos tudo ao Senhor Jesus, inclusive nossa vida eterna, tomando a nossa cruz e seguindo ao Senhor Jesus!!!.

  12. Avatar CLAUDIO disse:

    Palavra do dia muito boa para os tempos em que vivemos,na verdade eu ia na igreja hoje não vou mais, mais vejo muitas pessoas que vão na igreja, mais não vivem o evangélho, tupo pode fazer fuma , beber , na verdade nem gosto de entrar nesses comentário sob beber ou fuma etc porque tem sempre aquele que vai dizer que fuma mais nem por isso deixa de ir na igreja ou bla bla bla bla, bom meu comentário que fica é que a palavra de hoje é muito boa e edificante parabéns…..

  13. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    “…a humilhação da cruz é o único caminho da vitória e da glória. Quem busca esse caminho sabe que o mesmo Espírito que manteve nosso Cristo na cruz, em sublime e gloriosa vitória sobre o pecado e sobre o diabo, nos manterá crucificados com ele, até o dia em que, também com ele, seremos glorificados”. (Evangevaldo Farias de Souza em “A Bênção ser o Segundo”).
    Aleluia pela mensagem de exortação de hoje. Que Deus continue te conduzindo no caminho da Cruz. Grande Abraço.

  14. Avatar Aurinete Brasil disse:

    Caríssimo Mário, seu texto ficou excelente. Sou católica, porém fiz assinatura há algum tempo nessa página e sempre recebo as mensagens. Fico feliz de saber que já existam irmãos protestantes que sigam a linha de raciocínio de que “sem Cruz não há Salvação”, considerando que o próprio Cristo precisou passar pela Cruz. Parabéns!

  15. Avatar Marcele disse:

    Bom Dia!!
    Quanto a esta palavra só tenho o seguinte a dizer:

    O CAMINHO É ESTREITO E APERTADO!!

    Glorias a Deus!
    Oro a Ele que me fortaleça e me dê a coragem que Jesus teve e a perseverança para não desistir no meio do caminho!
    Meu alvo é Cristo e nada alem disso!

  16. Avatar Goodson disse:

    Bom dia Mário Fernandez!!

    Há algum tempo atrás fiz um comentário neste site relativo a um de seus textos. A verdade é que gostaria de elogiar todos eles!! O texto de hoje, porém, tirou-me da inércia para dizer o quanto o senhor tem abençoado minha vida. “Caminho de Cruz”, essa verdade não deve ser negligenciada pelos filhos de Deus!! Rogo ao Senhor para que Ele continue abençoando tua vida cada vez mais. As tuas mensagens tem edificado o povo de Deus através da web. Que o senhor possa continuar com este belo e importante trabalho. Forte abraço, Goodson

  17. Avatar ARTEMIS disse:

    Essa palavra de exortação é bem vinda e tem tudo a ver , com os dias de hoje já ouvi pregações televisivas na qual o anunciante simplesmente enfatiza que Jesus ja sofreu por nós e não nos quer sofrendo que cristão de verdade tem fé e vida em abundancia e não vida de sofrimento , com isso esquecem que Jesus não fugiu do seu compromisso e que para nos dar vida plena padeceu por nós numa cruz e teve que passar por ela .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *