Mário Fernandez

Que Queres

“Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.” (Lucas 18:41)

Eu sou fã do tal do Bartimeu, nem tanto por ele ser cego ou por ter gritado em busca do seu milagre, mas porque ele sabia claramente o que queria. Isso com toda certeza pouparia muitos de nós de muita encrenca e incomodação. O povo parece que não sabe mais para onde ir nem o que fazer, daí quando chega o momento do Encontro com Jesus fica gaguejando e não sabe o que quer. O milagre ali em sua frente, mas não consegue nem dizer o que quer.

Meu querido, é preciso saber o que se quer para saber quando se consegue. Aquele cego poderia ter pedido uma esmola gorda, poderia ter pedido tanta coisa mas ele queria realmente era ver. Tenho visto e convivido com tantos cegos que não sabem o que querem. É triste mas é real.

Mas, se prestarmos atenção nesta história, vemos um detalhe tão importante e tão negligenciado: Jesus perguntou ao cego o que ele queria, por óbvio que fosse a resposta. As vezes eu fico indignado quando alguém me trata como criança ou me faz perguntas que não tem sentido para mim. O cego Bartimeu não, ele respondeu aquela pergunta com toda seriedade de sua vida, não poderia ser diferente, não poderia ser em outra hora, seu milagre estava ali.

Será que nós não temos deixado de ser abençoados por Deus algumas vezes (ou muitas) simplesmente por não entender a pergunta? Por vir pela boca de alguém que não consideramos ser o ‘ideal’? Ou porque, para nós, ela nem mereça ser respondida?

Trata-se de humildade sim, mas principalmente de foco, e não foco no problema mas foco na solução. Jesus perguntou e Bartimeu sem gaguejar respondeu, pois estava claro para ele o que ele queria, o que ele precisava, o que ele buscava. Se você busca por um milagre, não desista, não pare de gritar pelo Filho de Deus, mas esteja preparado para que, quando a resposta vier, você saiba exata e claramente o que quer.

Não se trata de saber como, mas de saber o quê.

“Pai, ajuda-me a ter pensamentos claros, saber o que eu quero, livrar-me da confusão. Eu poderia pedir tanta coisa, mas não seria realmente importante. Me ajuda.”

Mário Fernandez

13 thoughts on “Que Queres

  1. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido pastor,

    “Vemos” no título deste, que Deus nos deixa a escolha e a vida é feita de escolhas(decisões).
    Você se mostra “Fã” de Bartimeu (filho de Timeu), a mim me cabe(confesso), um pouco de “inveja santa”, afinal ele viu a Jesus pessoalmente, mas graças a Deus que nos permite vê-lo pelos olhos da fé(certeza das coisas que não se veem), ver o nosso Salvador.
    É tremenda a sua percepção das coisas, porque se deixa ser usado pelo Espírito de Deus, de forma simples, como de fato é a Palavra, mesmo sabendo nossas limitações, não escreve como para intelectuais, mas para pessoas que está sempre disposto a receber a boa e agradável; e, mesmo que as vezes sejam doloridas com certeza é para nosso aprimoramento e crescimento espiritual.

    Deus Pai, e Senhor Nosso, graças te damos pela boa palavra que teu servo Mário sempre nos trás, sei que ele só compartilha conosco o que a ele também foi dado graciosamente e principalmente com amor que só o Senhor tem, abençoa teu servo, sua família, seu ministério e todos os seus leitores.
    Dai-nos a boa visão mediante a fé em Cristo Jesus, e à sua Palavra, para a boa compreensão do teu querer para nossa vida e que possamos com teu poder vivermos em obediência vivendo a vida de Deus em Cristo que nos fortalece. Amém!

  2. Avatar José Lucena Gomes dos Santos disse:

    Tenho sido ricamente abençoado com suas mensagens, muito tenho aprendido da Palavra e de Deus com essas mensagens. tenho orado pedindo que o Senhor te abençoe cada vez mais, para que possas continuar abençoando a tantos como eu.
    tenha certeza das minhas orações e muito obrigado!!

  3. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário: o que me chama também a atenção é que Bartimeu dirigiu seu clamor a Jesus. Isso não impede de buscar ajuda humana,contudo, penso, deve-se procurar primeiramente o autor da vida.

  4. Avatar Jonas H. Pires Jr. disse:

    Querer “ver” é um dos melhores desejos do bom cristão; ver no sentido de “iniciar a grande jornada de entender e viver o reino de Deus” ; isto realmente é somente para aqueles que ardentemente almejam empreender essa desafiante e surpreendente tarefa; esse indivíduo também precisa ser premiado com o líder que além de amar tal empreendimento, também permita e facilite a sua jornada, apoiando-o em todas as suas iniciativas, corrigindo-o em todos os seus desfoques no percurso – em outras palavras o líder verdadeiramente comprometido com o Reino de Deus.

  5. Avatar Francinaldo Borges Leal disse:

    Mensagem excelente!!!
    Pedimos mas não sabemos pedir, pensamos em primeiro lugar em nós, o EU está sempre em evidência e nos esquecemos dos nossos filhos, família e da parentela toda. Não nos lembramos daqueles desfavorecidos e necessitados porque nosso ego não nos deixa ver além do nosso umbigo. Não estou falando do homem natural, mas daquele que se diz cristão. Precisamos voltar ao verdadeiro Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, ensiná-lo como os apóstolos ensinaram. Rogo ao Espírito Santo de Deus que nos molde em verdadeiros servos fiéis, leais, obedientes e submissos; verdadeiros espadachins, samurais e esgrimistas no conhecimento e manuseio de Sua Espada que é a Sua Palavra. Amém!

  6. Avatar disse:

    Pastor Mario Concordo plenamente com a sua afirmação quando diz que o milagre esta na nossa frente e não o conseguimos tomar posse do mesmo. Segundo a minha maneira de pensar tal fato acontece e porque muitas vezes nao sabemos orar, temos uma intimidade muito pequena com Deus e não sabemos reconhecer a Sua Misericórdia que se renova e sempre se renovara e nos dará a Vitória

  7. Avatar Washington Pereira disse:

    Prezado irmão Paz e Bem! gostei muito desse seu comentário do cego Bart, sou cientista religioso e a algum tempo venho recebendo seus comentários, mas esse e um que você fez sobre a familia me chamou a atenção, realmente temos o que chamamos de “cegueira da visão” pois só coneguimos enxergar o óbvio, que neste mês que celebramos a virgem de ciracusa, Santa Luzia, possamos enxergar a graça santificante de Deus em nós e saibamos realmente o que pedir.Parabens, e que Deus te abençoe.

  8. Avatar Erimar Lima Maciel disse:

    Gostei tanto que enviei para o facebook,
    é uma pura verdade, as vezes a resposta é tão obvia, que deixamos de responde e tbem de receber por falta de humildade. Aprendi.
    Um grande abraço

  9. Excelente!!!!!

    Por incrível que pareça, saber o que queremos não é nada fácil. E até hoje não tenho a real certeza do por quê nós seres-humanos não somos educados a não só saber o que queremos (como primeiro passo), mas também a buscá-lo, como Bartimenu o fez ao gritar pelo milagre.

    abraços a todos,
    Carlos Correia

  10. Avatar Eliene Reis disse:

    Bom dia, Pr. Mario! Que mensagem edificante neste segunda-feira! Glória a Deus! Embora nosso Pai celestial já saiba do que precisamos, Ele pergunta o que queremos para manter o diálogo, para nos manter conectados a Ele, para nos ensinar a importância da humildade, para sabermos se o que estamos pedindo é o que realmente queremos e necessitamos. Outro exemplo semelhante é a história daquela mulher sírio-fenícia, um exemplo de humildade que me faz refletir sempre e que Jesus referenciou como um exemplo de fé jamais encontrada entre o povo de Israel. Que Deus nos ajude e que aumente nossa fé em qualidade.
    Grande abraço.

  11. Avatar Márcio Nardelli Wandermuren disse:

    Olá Mário,
    Gostei de sua visão com relação ao Bartimeu, qdo ele está convicto da sua situação e que só Jesus poderia mudá-la.
    Baseado no seu post anterior, ” o Caminho da Cruz “, o qual distribuí para meus amigos, creio que ” buscar o seu milagre” no pensamento hj em dia , é a busca de Deus para Ele satisfazer os desejos e caprichos humanos infelizmente, mas o que temos que buscar em Deus é a solução de necessidades que não temos como solucioná-las, somente por intervenção Divina.
    No caso do Cego Bartimeu, não tinha como solucionar sua necessidade de visão ocular e tb de não ser mais tachado de pecador, pois quem tinha defeito físico era por pecado seu ou dos seus pais, segundo tradição judaica.
    O Bartimeu foi curado de duas cegueiras, a física e espiritual, seus olhos ficaram limpos e sua alma tb.
    Deus o abençõe.
    Márcio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *