“Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força; mas a sabedoria resolve com bom êxito.” (Eclesiastes 10:10 ARA)
Existem muitas aplicações para o ferro, mesmo sem fio. Mas, para cortar, é preciso mantê-lo afiado. Se a espada está sem fio temos de bater com mais força, mais vezes, perdendo tempo. Assim é com a nossa vida espiritual, na qual recebemos uma espada em Efésios 6:17 – a Palavra de Deus.
Meu irmão, a gente pode amolar uma faca ou uma tesoura de várias maneiras (com afiador, com pedra, com lixa, com lima, esfregando em outro metal, a laser) MAS a espada do Espírito que é a Palavra de Deus só se afia de uma maneira. Tem crentes que, se possível, gostariam de tomar um comprimido e saber a Bíblia, só que isso não existe. Só falta tentar por hipnose, de resto acho que já escutei meio de tudo quanto é atalho. Não acredito em nenhum deles. O unico modo de estar com a espada afiada é lendo a Palavra de Deus continuamente de forma persistente e disciplinada.
É preciso ler de forma extensiva. Um cristão que nunca leu a Bíblia de capa a capa é como um corredor de maratona que corre de olhos fechados. Pode até não se acidentar, mas é complicado, por mais que conheça o caminho muito bem. Leve dois, leve três anos se for preciso, mas leia pelo menos uma vez o compêndio todo.
É preciso ler de forma profunda. Quem sai lendo apenas pela quantidade encontra exatamente o que disseram de Paulo em Atos 26:24 – letra demais que fazem delirar. A despeito da leitura extensiva, é preciso sentar em cima de um texto, o menor possível, e explorar sua intimidade ao limite. A riqueza de um versículo enche facilmente uma tarde de estudo. Há comentários, dicionários, professores, tanta coisa que pode servir de apoio.
Afie sua lâmina, meu querido leitor, pois estamos em franca batalha que não é nem contra carne nem contra sangue.
“Senhor, obrigado pela Tua Palavra em meu idioma, abundante e compreensível, completa e maravilhosamente transformadora. Dá-me desejo sedento por ela em todos os meus dias.”
Mário Fernandez
Amado e querido Pastor,
Quando leio algo sobre afiar o ferro com outro ferro, me vem uma “estória” que ouvi quando criança que jamais esqueço e se me permitem eu conto(serei breve).
Certo homem em busca de emprego chegou a uma ferraria para trabalhar como ferreiro, embora nunca houvesse trabalhado nesse ofício, chegou todo arrogante dizendo ao possível patrão que sabia fazer de tudo. Então lhe foi dado uma barra de ferro(tipo mola de caminhão, para que fosse feito dali uma peça. – E logo o homem afirmou que daquele ferro(com liga de aço) faria um machado – esquenta a chapa direto no fogo, leva até a bigorna e – bate daqui bate dali e nada mergulha na água e “tholl”, neste momento chega o patrão e pergunta pelo machado, no que ele responde como se fosse mestre no que estava fazendo, este metal não dá para fazer um machado mas, dá para fazer uma foice. E levando-o até o fogo novamente até ficar em brasas, repete a operação, leva até a bigorna, bate, bate e vendo que não iria fazer nada daquele metal então chama o patrão e abre o jogo – deste metal só dá para fazer uma coisa, no que o patrão já chateado diz – eu quero é que faça algo. Então o “ferreiro” mergulha o metal quente em brasas na água fria e se ouviu o som novamente, “tholl”, pronto terminei, foi o que deu pra fazer o “tholl”.
O ferro somos todos nós e embora muitas vezes no fogo e outras em um balde de água fria seremos moldados com o tempo e só nos resta estamos nas mãos da pessoa certa, para ao molde de Cristo Jesus, sejamos aperfeiçoados.
“Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições. Tenho aceito as marteladas que a vida me dá, e às vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que peço é: “Meu Deus, não desista, até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser – mas jamais me coloque no monte de ferro-velho “.
Pastor Mário:
Gratíssimo pelas dicas de como estudar a Bíblia.
Para mim agradeço ao Senhor Deus, por saber ler, e ter a presença do Espirito Santo em minha vida, pois para mim alimento me mais da leitura da Biblia do que do alimento perecivel, pois para ´é o combustivel que preciso para viver, como vou caminhar no escuro, sem este combustivel, como vou ter alegria de viver sem ouvir meu Deus, me apontando os perigos deste tempo em que vivemos, estaria sem direção, sem rumo, anemica, pois para mim ter forças, luz, Amigo, Companheiro em todas as situações, totalmente sem rumo…..Bem oportuno este tema temos que nos preparar para os dias vindouros afiados na Palavra, prontos à desembanhar a Espada que é a Palavra de Deus, amo ouvir meu Senhor, meditar ,me alegrar, chorar diante deste previlégio que temos, à todo instante mantendo comunhão plena com o nosso Senhor, Pai das Luzes…..Que o Grande Deus continue conosco, nos orientando atrávez de sua Palavra. Graça e Paz.
Com certeza,os dias são maus, e precisamos mais que nunca estarmos com nossas lâminas afiadas. os crentes de hoje ouvem tantas pregações, sobre: prosperidade, cura ,depreção é coisa de crente fraco.Que as vezes se fica na duvida , se esta doente, desempregado ou com problemas financeiros, será que não estou agradando a Deus. Precisamos ter tempo para as coisas de Deus, se apegar a palavra,crendo que maior é Deus, que no seu tempo nossa vitória chegará. muito boa essa matéria. Obrigada pr Mário,pela palavra de exortação.Que Deus o abençoe..Em Cristo Jesus.
A importância de estarmos em dia com o estudo e meditação da Palavra, realmente, não tem preço. Ainda mais quando consideramos que os dias são maus e “perto está o Senhor”. A espada é imprescindível ao nosso viver diário.
Obrigada Pastor Mário por mais esta mensagem de exortação na minha vida. Que Deus continue direcionando sua mente a cada dia para compor devocionais desse quilate.
Grande abraço
É… esse ensinamento é exatamente o oposto daquele que inúmeros “estelionatários espirituais”, praticam no dia de hoje.
Assim como a história nos diz, onde se procurava por todos os meios “ocultar” o texto Bíblico, dando a poucos o conhecimento, nos dias atuais inúmeros falsários pregam um evangélio de conveniência, entorpecendo mentes fragilizadas e se aproveitando, exatamente, da ignorância do TEXTO BÍBLICO.
É importante termos um local para congregar, um orientador e mais mentes sob o mesmo propósito: conhecer a Palavra, sim! Mas não podemos ficar na conveniência da ignorância e ser-mos levados como ovelhas ao matadoro. Façamos nossa parte: LEIAMOS A BÍBLIA TODO DIA! a fim de agregar conhecimento e não ser-mos idiotizados por rapozas, travestidas de ovelhas.